11/05/2017 às 08:22:00
› Tapira participa de solenidade com Governador de Minas

Nesta Terça-Feira (09) a prefeita de Tapira, juntamente com mais 30 Prefeitos da região esteve presente em São Roque de Minas, para participar da solenidade de entrega de certificados, feita pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Essa entrega foi feita a três novos produtores de queijo canastra, os quais passarão a ter suas propriedades devidamente autorizadas a produzir e comercializar queijos artesanais para todo o Brasil.

O evento marcou uma grande conquista da região agora com a concessão de certificação no Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Além do governador, estiveram presentes diversas autoridades estaduais e federais, além das lideranças regionais, dentre elas, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Pedro Cláudio Coutinho Leitão, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco, e o diretor-geral do Instituo Mineiro de Agropecuária (IMA), Marcílio de Sousa Magalhães.

O evento teve um significado enorme para a Região, uma vez que a Canastra tornou-se referência em turismo ecológico, rural e de aventura, mas também em organização e qualificação de queijo, que tem sido equiparado aos queijos famosos da Europa. A certificação garante oficialmente a autorização para estes produtores comercializarem seus queijos em todos os estados brasileiros, assegurando qualidade, segurança alimentar e dignidade às famílias produtoras desta iguaria, que tem seu modo de fazer reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Ao todo, são 8 municípios que compõem oficialmente a região produtora do Queijo Minas Artesanal, conhecida como Canastra e que possuem o registro da Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). São eles: Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Vargem Bonita e São João Batista do Glória, este que passou a integrar recentemente. Os municípios possuem várias particularidades naturais, socioculturais e econômicas em comum, encontradas somente nesta região do Parque Nacional da Serra da Canastra. Entre elas, o modo de se fazer e consumir o queijo artesanal.

O estado de Minas Gerais tem avançado nesse programa, cujo objetivo é padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção, a fim de garantir a inocuidade e a segurança alimentar no País, dando maior dinâmica e valorizando os produtos do campo, em especial, agricultura familiar.

governo@tapira.mg.gov.br